INCC

Produzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) é o principal indicador de custo da construção civil no Brasil. O índice mede a evolução dos custos de construções habitacionais nas dezoito principais capitais de estados do país.

O Índice INCC

Concebido com a finalidade de medir a evolução dos custos de construções habitacionais, este indicador configurou-se como o primeiro índice oficial de custo da construção civil do Brasil. Foi divulgado pela primeira vez em 1950, mas sua série histórica retroage a Janeiro de 1944. Inicialmente, o indicador cobria apenas a cidade do Rio de Janeiro, então capital federal e sua sigla era ICC. Nas décadas seguintes, a atividade econômica descentralizou-se e o INCC passou a acompanhar os custos de construções em outras localidades.

Atualmente, o indicador mede continuamente a atividade do setor de construção nas principais capitais de estados do país: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. Além disso, em vista das inovações introduzidas nos estilos, gabaritos e técnicas de construção, o INCC também teve que incorporar novos produtos e especialidades de mão-de-obra ao longo do tempo. O INCC é uma estatística contínua, de periodicidade mensal, calculado entre o primeiro e o último dia do mês civil.

INCC e IGP

O INCC é um dos três índices que compõem o Índice Geral de Preços (IGP), representando 10% do índice. Sua divulgação teve início em Fevereiro de 1985, como resultado do encadeamento da série do Índice de Custo da Construção (ICC), mais antiga, com a série do Índice de Edificações, mais abrangente geograficamente.

INCC-DI

O INCC-DI (Índice Nacional de Custo da Construção – Disponibilidade Interna) calcula a evolução dos custos da construção civil entre o primeiro e o último dia do mês de referência. Representa 10% da composição do IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna).

INCC - Blog do Edmar Junior

Clique na imagem para consultar atualizações do INCC

Fale com Edmar Junior:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s