Imóveis subiram menos que a inflação em 2015

De acordo com o Índice Fipezap – indicador de preços de imóveis – o principal termômetro do mercado imobiliário brasileiro, produzido em parceria entre a FIPE e o ZAP Imóveis – quando se desconsidera a inflação, o metro quadrado apresentou queda de cerca de 8,5% em 2015.

Imovel x Inflação - Blog do Edmar Junior

Com o aumento do desemprego e o recuo do crédito, o ritmo da alta do preço dos imóveis teve uma esfriada, crescendo apenas 1,32% ano passado em 20  cidades brasileiras, sendo a menor alta registrada desde 2008.

Das 20 localidades que compõem o indicador, todas tiveram variação menor do que a inflação. O coordenador da pesquisa, Eduardo Zylberstajn diz que com o cenário da crise não dava para imaginar que isso seria diferente, todos os fatores que determinam o recuo dos preços estão presentes: desemprego alto, salários em queda, taxa de juros elevada e crédito escasso.

Zylberstajan estima ainda que neste ano, o índice FipeZap pode recuar até 6% mas, acredita que pode haver uma boa margem de erro haja vista que a metodologia do indicador nunca foi testada em cenários de recuo do metro quadrado como o que o Brasil passa agora.

Com a crise e a restrição de crédito para compra de casa própria, se entende uma explicação para o recuo da procura por imóveis e o reflexo disso sobre os preços. Os bancos também estão mais restritivos na concessão de financiamento devido aos saques de mais de R$ 58 bilhões registrados na caderneta de poupança.

Embora a situação não esteja favorável, Zylberstajn observa que parece que para alguns vendedores, é mais fácil subir os preços do que baixar. Quando as condições se deterioram, há aqueles que esperam mais para vender no lugar de baixar os preços”.


Post publicado por:

Nova Assinatura Edmar Junior - Blog do Edmar Junior


Banner NAI - Blog do Parlare

Clique na imagem e saiba mais…

Anúncios

Fale com Edmar Junior:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s