[De Corretor para Corretor]
Em entrevista, o Diretor Comercial da imobiliária Lopes, Sr. Paulo Rufino Obama, explicou o que é necessário para os Corretores de Imóveis se destacarem no meio digital, confira!
Parlare
Se você atua como Corretor de Imóveis e está entrando no mundo online saiba que, para ter sucesso, além de ser um corretor habilitado, é fundamental ter experiência e conhecer muito bem os empreendimentos e as regiões onde estão localizados.
Segundo Paulo Rufino Obama, além do domínio dos recursos de informática, o profissional deve conhecer os empreendimentos concorrentes dos que está ofertando, pois o cliente online, quando está pesquisando um imóvel, encontra nos diversos sites ou portais imobiliários muitas informações e inclusive pode fazer uma visita virtual ao local do empreendimento utilizando ferramentas como o Street View do Google Maps. “O corretor online precisar ir além das informações que o cliente encontra na pesquisa que realiza. Nesse momento, fará diferença o profissional que conseguir entender a necessidade do cliente e auxiliá-lo no processo de decisão. Para isso, precisa conhecer muito mais do que simplesmente as características do empreendimento”, informa.
Para as imobiliárias e corretores online é mandatório que seus empreendimentos estejam ofertados no mundo virtual. “E amplamente ofertados, pois é cada vez maior a quantidade de clientes que, antes de visitar um empreendimento, inicia sua busca pela internet. Portanto, está perdendo espaço a imobiliária ou o corretor online que ainda menospreza a ampla divulgação de seus empreendimentos por meio de sites, portais imobiliários, mídias sociais etc.”, frisa Obama.
Vantagens e desvantagens
Se é cada vez maior a quantidade de clientes que iniciam a pesquisa de imóveis, seja para comprar ou alugar, pela internet, fica claro que a maior vantagem é ter acesso a mais clientes interessados, portanto, com maiores possibilidades de venda. Por outro lado, se é que podemos considerar uma desvantagem, o cliente online é cada vez mais exigente. Ele espera receber do corretor online informações objetivas e que sejam relevantes para auxiliar sua decisão de compra. Por essa razão, é comum o cliente fornecer seus dados de contato, sobretudo, o telefone, apenas se ele perceber relevância nas informações do corretor online que o estiver atendendo. Alguns corretores online também apontam como desvantagem o fato de o atendimento a um cliente online exigir acompanhamento e follow-up constante, às vezes por meses, até mesmo mais de um ano.
Cuidados
Na opinião de Obama, as imobiliárias devem oferecer aos seus corretores online recursos de informática e sistemas atualizados – computadores, softwares de CRM, softwares para Atendimento Online, informações completas sobre os empreendimentos ofertados, além, é claro, de sites ou portais com ofertas de seus imóveis para locação ou venda e mídia online que garanta exposição desses imóveis. O corretor online deve buscar atualização constante, tanto dos imóveis e regiões em oferta, quanto dos recursos que o mundo digital oferece.
No entanto, segundo Obama, a venda ainda é feita presencialmente. “A pesquisa ocorre pela internet ou por contato via email ou chat, mas, a partir do momento em que o cliente decide conhecer mais sobre o imóvel que pretende adquirir ou alugar, o atendimento e a conclusão da venda são presenciais”, alerta.
“Por outro lado, em vendas de imóveis com perfil de investimento, como quartos de hotel, por exemplo, registramos um aumento de vendas em que a transação e negociação ocorrem pela internet – chat e email – com o envio posterior do contrato para assinatura”, conclui o diretor.
Fonte: Zap Pro
Método Chat Clinic revoluciona atendimento online de Corretores de Imóveis
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