Estudo traça perfil do comprador de imóveis

São Paulo – Os compradores de imóveis residenciais novos na região metropolitana de São Paulo são cada vez mais jovens, têm alto grau de escolaridade, são solteiros e têm filhos. Segundo estudo realizado pela área de Inteligência de Mercado da Lopes, o comprador potencial tem idade média de 33 anos, prioriza localização a espaço, desafiando incorporadoras a oferecer produtos compactos, funcionais e que prezem por mobilidade.

Jovem Compradora - Blog do Parlare

Perspectivas para o mercado imobiliário e tendências em urbanismo, mobilidade e sustentabilidade serão alguns dos temas abordados no 1º Summit Imobiliário Brasil 2015, evento promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo e pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) no dia 14 de abril, no hotel Grand Hyatt, em São Paulo, com os maiores líderes do setor.

Um dos desafios das incorporadoras é se adequar a esse novo perfil ingressante no mercado imobiliário. “Antes, o comprador médio estava na faixa dos 40 anos e pertencia à classe média alta”, diz Mirella Parpinelle, diretora de atendimento da Lopes. “Esse cliente de 33 anos entrou no mercado depois da ascensão econômica, comprando um imóvel específico: pequeno, compacto e bem localizado.”

De acordo com a pesquisa, 76% dos compradores paulistas possuem alto grau de escolaridade, 56% são solteiros e 52% têm filhos. A renda média mensal é de R$ 8.390, sendo que 41% ganham acima de R$ 10 mil. O imóvel novo é financiado por 89% dos compradores, que por sua vez comprometem 31% de sua renda. A localização é primordial na decisão de compra para 43% da amostra de paulistanos. “Ele aceita se movimentar para perto do trabalho ou regiões de fácil acesso, mesmo que tenha de ir para uma metragem menor por causa disso”, diz Mirella.

Ela aponta também que há um descasamento entre o tipo de imóvel que o comprador almeja e o que de fato compra. Esse jovem sai, em média, de um imóvel de 90 metros quadrados, sendo que 42% moram com pais ou familiares, para um imóvel de 62 metros quadrados – embora almejasse uma área de 72 metros quadrados em média, segundo dados da Lopes de março deste ano. A busca por um imóvel dura em média 4 meses.

Fonte: O Estado de S. Paulo.


Post publicado por:

Assinatura Parlare - CRECI


Visite e CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!

CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!


Visite também:

Parlare Imoveis - Banner

Anúncios

Uma resposta para “Estudo traça perfil do comprador de imóveis

Fale com Edmar Junior:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s