Saiba mais sobre o bairro Moema

Moema é um bairro nobre da Zona Sul de São Paulo, e tem como alguns de seus bairros vizinhos a Vila Olímpia, a Vila Clementino, o Planalto Paulista e a badalada Vila Nova Conceição.

O bairro, bem tranquilo e arborizado, também é famoso por seu comércio de rua e pelo Parque do Ibirapuera, que fica dentro de seu território, além disso, também é um dos bairros com maior qualidade de vida da cidade.

Moema - Blog do Parlare

As opções de lazer são bem diversificadas, além dos museus e atividades praticadas ao ar livre no Parque do Ibirapuera, os moradores podem contar com uma variada rede de restaurantes e bares que atraem visitantes de outras partes da cidade.

Transporte:

Está prevista pra 2016 a inauguração da estação de metrô Moema. A nova estação pertence à linha 5 – Lilás, que sai da estação Capão Redondo e vai chegar até a Chácara Kablin para ser uma conexão com a Linha 2-Verde, que passa por pontos importantes da capital como Vila Madalena e Avenida Paulista.

Principais vias de Moema:

Chegar até Moema pode ser considerado fácil, as Avenidas República do Líbano, Bandeirantes, Rubem Berta, Indianópolis são apenas algumas das grandes vias de acesso que quem mora ou trabalha em Moema, usa para chegar e sair do bairro diariamente.

A Avenida Ibirapuera é uma das vias que passa por dentro do bairro e tem uma característica interessante, à leste as ruas têm nomes de tribos de índios e à oeste, nomes de pássaros.

Cultura e lazer:

Dentro de Moema fica localizado o mais importante parque de São Paulo, o Ibirapuera, além da área verde gigante e do espaço para lazer, dentro do parque também ficam alguns pontos bem importantes de cultura da cidade.

Oásis verde no meio da capital

Parque do Ibirapuera - Blog do Parlare

O Parque do Ibirapuera é delimitado pelas Avenidas 23 de Maio, Quarto Centenário, República do Líbano e Pedro Álvares Cabral. Quem curte atividade física ao ar livre está em casa. Por ali estão disponíveis quadras esportivas, pistas de corrida e caminhada e também gramados verdes para quem quer descansar, tomar sol ou fazer piquenique. Em 2013 o Ibira, como é conhecido carinhosamente pelos paulistanos, foi apontado pelo Facebook como o local com mais check-ins no Brasil.

Da arte à moda, passando pela cultura pop

Dentro do parque você encontra a Fundação Bienal de São Paulo, que já foi palco de eventos tão distintos quanto a São Paulo Fashion Week, o YouPix, a Bienal do Livro, e é claro, a Bienal de Arte, que é o seu evento mais famoso, e completou 60 anos em 2013.

A arquitetura da parte interna do pavilhão é uma obra a parte, é possível ter a visão de todos os andares através de suas muretas sinuosas, no térreo ainda dá pra se sentir dentro do parque graças aos vidros que cercam o local.

Bienal Ibirapuera - Blog do Parlare

Mais arte

Do lado do prédio da Bienal você acha o Museu de Arte Moderna de São Paulo, mais conhecido como MAM, que fica sob a Marquise do Parque do Ibirapuera, também conhecida por ser reduto de patinadores e skatistas. O local também abriga um famoso Restaurante.

O MAM é dono de um acervo de arte moderna e contemporânea, e também organiza alguns cursos educativos.

A Oca também fica por perto e completa o conjunto arquitetônico original projetado por Oscar Niemeyer. Ali já funcionou o Museu da Aeronáutica e o Museu do Folclore, atualmente a Oca recebe algumas grandes exposições especiais de arte.

Mais Niemeyer

Outro prédio do famoso arquiteto localizado no parque é o Auditório do Ibirapuera, ele foi concebido nos anos 50, mas só foi construído em 2005. Tem capacidade para 800 pessoas na parte de dentro, mas quando a porta de 20 metros atrás do palco é aberta, a capacidade pode chegar a 15 mil pessoas na área externa. No subsolo fica a Escola do Auditório que busca revelar e apoiar novos talentos.

Fora do Parque

Saindo um pouco do Ibirapuera, mas indo não muito longe é possível achar outras áreas de lazer, uma delas é o Parque das Bicicletas, lá é possível alugar uma bike por hora e dar um passeio pelas ciclovias do parque ou aproveitar o fim de semana e seguir até o Parque do Povo que fica a 10 km dali.

Também fora do Parque…

…Fica o Ginásio Geraldo José de Almeida, mais conhecido como Ginásio do Ibirapuera, que faz parte de um conjunto desportivo contando com um estádio, um conjunto aquático e um prédio dedicado ao Judô. O Ginásio costuma receber grandes jogos de Volêy e Basquete, além de espetáculos e shows musicais.

Ginasio e Estádio do Ibirapuera - Blog do Parlare

Moema é recheada de opções gastronômicas, para as pessoas que saem casa para se divertir à noite.

Cozinhas variadas

Quem procura um lugar bacana para comer durante ou no fim da semana, vai se deparar com uma quantidade bem grande de restaurantes japoneses. Segundo os usuários do Forsquare os mais bem avaliados são o Ayoma, que fica na Alameda das Arapanés. O Sapporo Japanese Food, o Koban Sushi e o Temaki Fry também ficam por ali.

Pra bom paulistano, que prefere e merece uma boa Pizza, Moema tem unidades de algumas das melhores e mais tradicionais pizzarias da cidade!

A Bráz Pizzaria fica na Rua Graúna, a 1900 Pizzeria foi fundada em 1983 e merece a visita na Alameda dos Nhambiquaras. Outra Pizzaria famigerada da capital paulistana é a Speranza, que guarda uma tradição interessante, como foi a primeira pizzaria a introduzir a pizza Marguerita no cardápio brasileiro, não permite que esse sabor seja feito em pizzas com coberturas divididas. Mas fique tranquilo, isso acontece somente com a Marguerita, todos as outras pizzas podem ser divididas em até três sabores.

A tradição também continua nas Lanchonetes, por lá também ficam unidades da Lanchonete da Cidade e do Chico Hamburguer.

Na hora na sobremesa, ou da escapadinha da dieta, você também encontra doces e sorvetes em geral, não deixe de conhecer o famoso gelato de pistache da Bacio di Latte e o de bem casado da Stuppendo.

Vida noturna eclética

A vida noturna em Moema também é bem agitada, além dos restaurantes bem movimentados, barzinhos e casas de shows vivem lotadas. Moema costuma receber moradores de todos os bairros e distritos vizinhos.

Pra quem gosta de rock, Moema é um prato cheio, na Alameda dos Pamaris, fica o Willi Willie, um bar que além, de shows ao vivo de rock, blues e pop, também oferece arco e flecha. O Memphis Rock Bar e o Lillte Darling também ficam no bairro. Se você prefere Jazz, o Bourbon Street Music Bar fica na Rua dos Chanés e vale a visita.

Mas se o ideal de diversão pra você é apenas sentar em uma mesa com os amigos, beber e comer bem você tem que conhecer o Quintal do Espeto, o Bar do Juarez e o Bar Original!

Educação / Saúde

Levando em consideração o alto padrão social de Moema, não é de espantar que a quantidade de colégios particulares é bem maior do que a de escolas públicas. Um levantamento do DataFolha mostra com exatidão essa predominância.

Em Moema também é possível encontrar Campus de Algumas Faculdades, como a Universidade Ibirapuera e a FMU. Outros cursos bem bacanas também podem ser achados por quem quer se especializar em Animações, por exemplo, já que a Melies, tem uma unidade no bairro.

Cuidado médico perto de casa

O bairro de Moema é cheio de consultórios e clínicas médicas, e além disso também conta com alguns grandes hospitais como o Hospital Edmundo Vasconcelos, o Hospital Alvorada, o Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, além do Rubem Berta que fica ali pertinho.

Para casos mais simples, existe uma Unidade Básica de Saúde na Avenida Indianópolis. Ali em Moema também fica uma unidade da AACD que oferece tratamento especializado para crianças com deficiência física.

Compras e Serviços:

Moema é um bairro muito famoso pelo seu comércio de rua, em sua maioria composto por lojas normalmente encontradas em shoppings. Seguindo a alta renda dos moradores do bairro, as lojas mantém um certo padrão alto. Ao contrário do que acontece nos Jardins, onde fica a Rua Oscar Freire, as lojas em Moema ficam espalhadas pelo bairro, entre os prédios residenciais. Ali também fica um dos mais tradicionais shoppings de São Paulo, o Ibirapuera.

Shopping tradicional

O Ibirapuera é um dos shoppings mais tradicionais de São Paulo, além de ser um dos mais antigos, tendo sido fundado em 1976. Mais de dois milhões de pessoas frequentam o local todo mês, que oferece mais de 400 lojas. O Ibirapuera também tem um posto da Polícia Federal e três praças de alimentação diferentes.

Gaivota 1081 - Shopping Ibirapuera - Blog do Parlare

Shopping Ibirapuera

Feira Livre em Moema

Aos domingos é possível variar um pouco da culinária farta de Moema e saborear um bom pastel e caldo de cana na Feira que acontece todas as semanas no bairro. Na Avenida Lavandisca também vai ser possível achar temperos, mel e queijos, além dos tradicionais legumes, frutas e verduras.

Salões por todo o bairro

Uma das grandes vantagens de morar em Moema é poder fazer qualquer coisa a pé, com os salões de beleza não é diferente, localizados em vários pontos do bairro, eles todos tem cabeleireiro, manicure e pedicure. Alguns como o Lounge Hair Fashion também oferecem Dia da Noiva. A JJ Cabeleireiros também oferece o serviço.

Beleza para o pet

Em Moema seu bichinho de estimação também não fica sem serviços de beleza e nem sem tratamento. Se precisar de Pet Shop o Petstuff e o Focinhos estão por ali. Na Avenida dos Bandeirantes você pode achar o Pet Center Marginal, que além de ter rações e acessórios para o seu pet, ainda conta com serviço de veterinário.

Mercado imobiliário

Ao procurar por um imóvel, para alugar ou comprar, esteja ciente do perfil de apartamentos e casas que encontrará no bairro. Observe os gráficos abaixo que dizem respeito à percentagem de imóveis por faixa de área e pela quantidade de dormitórios.

Moema - Mercado Imobiliário - Blog do Parlare

Fonte: VivaReal

Veja também:

Gaivota 1081 - Logomarca - Blog do Parlare

Clique na imagem para saber mais…

Post publicado por:

Assinatura Parlare - CRECI


Visite e CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!

CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!


Visite também:

Parlare Imoveis - Banner

Anúncios

Fale com Edmar Junior:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s