Arquitetura interativa, fachada de hotel “conversa” com pedestres!

O impacto da tecnologia de informação no modo de viver urbano sempre motivou o arquiteto Guto Requena. Sua busca pela interação entre pessoas, máquinas e objetos se materializou nesta fachada, que muda de cor ao comando de quem está na rua.

Arquitetura Interativa - Blog do Parlare

Face mutante. A camufagem pixelada da fachada leva centenas de placas de alumínio (Alucobond), e a reforma completa custou R$ 16 milhões à W Zarzur, a responsável pela obra. Foto: AylA Hibri

Ela tem 70 m de altura e, durante o dia, é um ponto colorido em meio ao cinza da Avenida Rebouças, na capital paulista. Chama Criatura de Luz e foi inventada por Guto Requena com um conceito docemente abstrato: em sua superfície, lê-se a narrativa viva da cidade. Na prática,trata-se de um edifício de 26 andares que ganha vida quando o sol se põe. De acordo com a qualidade do ar, é iluminado por diferentes matizes. Simultaneamente, o ruído da rua faz com que as luzes se acendam e apaguem formando múltiplos desenhos. O mais legal, porém, é que qualquer pessoa pode, graças ao aplicativo gratuito WZ Hotel Luz (disponível no sistema Android e na App Store), falar ou escrever no celular e ver o resultado de sua interação acontecer na hora, naqueles quase 3 mil m² de pele metálica.

Arquitetura Interativa - 02 - Blog do Parlare

Basta teclar. Quando se conecta ao aplicativo, o usuário passa a definir a paleta e os movimentos das luzes. Cada interação dura um minuto. Foto: AylA Hibri

Na elaboração do projeto de retrofit do WZ Jardins, o arquiteto contou com a ajuda da Ydreams Brasil, empresa de tecnologia e design. Juntos, estabeleceram a correlação entre gráficos de som, de poluição do ar e de espectros de cor. Os parâmetros – medidos durante 24 horas – resultaram nas tonalidades fixas da fachada, vistas à luz do sol. Para a interação noturna, instalou-se em caráter permanente no primeiro andar uma miniestação meteorológica e um pequeno estúdio de som – eles mandam as informações em tempo real para a central de comando, que aciona as luminárias de led. O processo só se interrompe quando alguém se conecta ao aplicativo.

VÍDEO

Fonte: Casa.com.br

Post publicado por:

Assinatura Parlare - CRECI


Visite e CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!

CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!


Visite também:

Parlare Imoveis - Banner

Anúncios

Fale com Edmar Junior:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s