Prefeitura de São Paulo lançou Plano Diretor Estratégico ilustrado

Com o objetivo de aproximar a população do Plano Diretor Estratégico (PDE), a Prefeitura de São Paulo lançou o livro e a cartilha com ilustrações sobre texto da Lei e as estratégias do novo Plano. O evento contou também com o lançamento de um concurso público nacional de obras audiovisuais de curta metragem, que irão abordar temas específicos do PDE, por meio de uma linguagem mais simples. As inscrições acontecem até o dia 6 de abril deste ano.

PDE Ilustrado - Blog do Parlare
“Essa publicação tem todo o sentido, porque ela vai disseminar a informação [do PDE] e faze-la chegar ao cidadão comum, para que ele se aproprie do Plano como um todo. Para que tenha essa dimensão do audiovisual voltado para essa apropriação. Portanto, esta dimensão cultural é importante para fortalecer um processo de apropriação, mas também é oportuna pelo fato de estarmos discutindo a Lei de Uso e Ocupação do Solo, que é um complemento importante”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

Evento PDE - Blog do Parlare

Crédito: Leon Rodrigues / Secom

As publicações contam com ilustrações, para facilitar o entendimento da população, por meio de infográficos, mapas e quadros de referências, promovendo uma aproximação com a lei. “Esta iniciativa busca encontrar e construir outras formas de urbanidade, para que a gente possa construir um palco muito mais organizado para as nossas manifestações cotidianas”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco.

“Esta é uma discussão absolutamente estratégica para a cidade de São Paulo. É a possibilidade de garantirmos a discussão do Plano Diretor, torna-lo conhecido e permitir que a sociedade conheça o Plano pelos aspectos mais técnicos”, disse o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki.

Texto da Lei Ilustrado

Para facilitar a compreensão do novo Plano Diretor Estratégico, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) elaborou ilustrações para acompanhar os artigos da lei. De forma clara e objetiva, os diagramas explicativos sintetizam as principais ideias do PDE e fortalecem o caráter pedagógico e a transparência transparência nos processos de debate sobre as políticas urbanas que orientarão o desenvolvimento da cidade.

PDF DOWNLOAD

Faça download do texto da lei ilustrado…

Estratégias Ilustradas

O novo PDE vai fazer de São Paulo uma cidade mais humana e mais equilibrada, aproximando emprego e moradia. O Plano orienta o desenvolvimento da cidade na direção do equilíbrio social, ambiental e econômico, aumentando a qualidade de vida da população. Entenda as 10 estratégias estabelecidas para que isso ocorra:

Estratégias PDE - Blog do Parlare

PDF DOWNLOAD

Faça download das estratégias ilustradas…

Botao Saiba Mais

O que é um Plano Diretor Estratégico (PDE)?
O Plano Diretor Estratégico é uma lei municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o Município. Elaborado com a participação da sociedade, é um pacto social que define os instrumentos de planejamento urbano para reorganizar os espaços da cidade e deve garantir a melhoria da qualidade de vida da população.

Para que serve o PDE?
O PDE serve para garantir que o desenvolvimento da cidade seja feito de forma planejada, direcionando as ações do poder público e da iniciativa privada para o desenvolvimento do Município e atendendo as necessidades coletivas de toda a população.

Qual o contexto da revisão do PDE?
A elaboração do Plano Diretor Estratégico foi o primeiro passo dado pela Prefeitura no processo de revisão do conjunto de leis que fazem parte da política urbana do Município, constituída pelo Zoneamento, Código de Obras e Edificações, Planos Regionais das Subprefeituras e Planos de Bairro.

Qual é o grande objetivo do novo PDE?
O novo PDE tem como seu principal objetivo garantir a melhoria da qualidade de vida em todos os bairros. Nas áreas consolidadas, ele diminui o potencial construtivo e impõe um gabarito máximo, garantindo um limite para a produção imobiliária e a preservação da qualidade de vida ao mesmo tempo em que estabelece um aumento do potencial construtivo junto aos corredores de transporte público coletivo que chegam agora às periferias, tendo grande estímulo ao uso misto e à geração de empregos, além de garantias de socialização do espaço público. É um plano para reequilibrar e humanizar São Paulo.

Qual o tempo para que o PDE vire realidade?
Não é imediato. Como o Plano Diretor orienta o desenvolvimento da cidade pelos próximos 16 anos, o impacto na vida das pessoas se dará progressivamente ao longo desse período, a médio e longo prazo. Ou seja, vamos começar a perceber os efeitos do PDE daqui 5 ou 6 anos, principalmente as mudanças no padrão construtivo da cidade. Estima-se que já existem projetos de empreendimentos imobiliários protocolados na Prefeitura para os próximos 2 ou 3 anos.

E como garantir sua implementação?
Somente o controle social e a participação da população pode garantir a implementação do novo Plano Diretor. E, para isso, está prevista a estruturação de um Sistema de Informações, Monitoramento e Avaliação do PDE.

Fonte: Gestão Urbana SP

Post publicado por:

Assinatura Parlare - CRECI


Visite e CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!

CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!


Visite também:

Parlare Imoveis - Banner

Anúncios

Fale com Edmar Junior:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s