DMI-VivaReal aponta valorização do m² para compra e aluguel de imóvel em São Paulo

Atualização do relatório referente ao terceiro trimestre do ano indica que a Zona Leste apresentou maior valorização do m² para venda de imóveis

São Paulo, dezembro de 2014 – Análise do 3º trimestre de 2014 realizada pelo DMI-VivaReal mostra contínua valorização do m² para compra (+3,1%) e aluguel (+2,0%) na cidade de São Paulo e região metropolitana. Entre as 35 localidades contempladas, Guarulhos ficou entre as três cidades com maior elevação no valor do m² para compra (+6,2%).

DMI 3T2014 - Blog do Parlare

O DMI (Dados do Mercado Imobiliário) é o levantamento realizado pelo portal de imóveis VivaReal com sua base de mais de 2,5 milhões de classificados. Neste trimestre a amostra contemplou 35 cidades em diferentes regiões do País.

Na capital paulista, a zona leste registrou significativo aumento no m² para venda (+4,2%), com destaque para os bairros Itaquera e Tatuapé que também estiveram entre as maiores demandas para compra de imóvel. Ao mesmo tempo, o valor do aluguel na região caiu (-0,6%), provavelmente devido ao efeito gerado pela Copa do Mundo na região próxima à Arena Corinthians.  Os m² mais caros da região metropolitana estão em São Paulo, São Caetano do Sul e Barueri.

Dentre os bairros mais procurados por quem deseja comprar um imóvel em São Paulo também se destacam Morumbi, Tatuapé, Butantã e Saúde. Para aluguel, as principais escolhas são Vila Mariana, Butantã, Bela Vista, Morumbi e Pinheiros.

“Olhando o comportamento dos preços no terceiro trimestre do ano e comparando-os aos preços de períodos anteriores, podemos observar que as variações têm se estabilizado. A expectativa de decréscimo acentuado nos preços pós-Copa do Mundo não foi verificada na prática. De fato, os preços do final de junho mostravam uma leve tendência de recuperação pós-estabilização no primeiro trimestre do ano”, analisa Lucas Vargas, vice-presidente comercial do VivaReal.

O maior volume de buscas de imóveis para aluguel se concentra em bairros que estão próximos a transporte, comércio e serviços. A Zona Oeste (+2,0%) e o Centro (+2,0%) encabeçam juntas as principais valorizações do aluguel, enquanto a Zona Norte (-1,4%) apresentou uma grande desvalorização. Na região metropolitana Mauá (+30,0%) teve elevada valorização e Ribeirão Pires (-10,0%), junto com Itapevi (-1,0%) possuem o m² mais barato da grande São Paulo.

Os cinco bairros mais caros da capital paulista apresentaram pequena variação em seu valor médio. Vila Nova Conceição (+1,1%), Jardim Paulistano (+4,3%) e Vila Gertrudes (+0,2%) se juntam a Jardim Europa (sem variação), e à líder em valorização, Vila Uberabinha (+6,2%) para fechar a lista dos cinco primeiros neste critério.

Revitalização do Centro de São Paulo reflete na valorização do aluguel

No período analisado, o Centro de São Paulo apresentou crescimento de 2,0% no valor do aluguel e 0,8% no de compra, permanecendo com o m² mais caro da cidade. Este movimento ocorre principalmente em bairros que passam por melhorias com fins de revitalização.

Os bairros que apresentaram maior valorização do m² para compra de imóveis foram República (+13,3%), Santa Efigênia (+ 6,8%), Vila Buarque (+5,3%) e Bela Vista (+2,6%). Cerqueira César é o bairro com o m² mais caro da região e teve +1,3% de alta.

 “Assim como existe um equilíbrio entre oferta e demanda, é possível perceber uma relação entre aluguel e venda. Em São Paulo, os preços de venda subiram pouco mais de 3%, enquanto o aluguel se manteve na faixa de 2%.”, finaliza Lucas Vargas.

Sobre o VivaReal

VivaReal - Logomarca - Blog do Parlare

O VivaReal é um portal que conecta proprietários, compradores, locadores, locatários e imobiliárias de todo o país. São mais de 2,5 milhões de anúncios de casas e apartamentos para compra e locação. O portal é líder absoluto em seu segmento de atuação* e recebe mais de oito milhões** de visitas todos os meses em seu site e mobile. O VivaReal tem escritórios locais em 14 cidades brasileiras.

(*) Fonte: Serasa Experian Hitwise / (**) Fonte: Google Analytics


Visite e CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!

CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!


Visite também:

Parlare Imoveis - Banner

Anúncios

Fale com Edmar Junior:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s