Estação Fradique Coutinho da Linha 4 Amarela foi inaugurada em São Paulo

A nova estação da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo, Fradique Coutinho, na região de Pinheiros, foi inaugurada no sábado (15/11). Prevista inicialmente para 2010, a estação é a primeira a ser entregue na segunda fase de obras, que inclui a construção das estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Estacao Fradique Coutinho - Blog do Parlare (1)

A Fradique Coutinho, que deverá receber 15 mil usuários por dia, tem aproximadamente 14.260 m² de área construída, 16 metros de profundidade, dez escadas rolantes e dois acessos com elevadores: o Pinheiros, com nove pavimentos; e o Fradique, com seis pavimentos. Do lado externo da estação, foi construído um bicicletário com 83 paraciclos.

Estacao Fradique Coutinho - Blog do Parlare (2)

A primeira etapa de construção da estação, feita pelo Consórcio Via Amarela, formado pelas empresas Odebrecht, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e OAS, foi contratada em 2003. Nesta fase, quando foram iniciadas em 2012 as obras do acesso Pinheiros com o desvio de tráfego, salas técnicas e corpo da estação, o método construtivo utilizado foi o Vala a Céu Aberto (VCA).

Já na segunda etapa, executada pela Corsán-Corviam Construcción do Brasil, foram feitos os acabamentos de toda a estação e o acesso Fradique Coutinho com desvio de tráfego. No processo de escavação, para contenção e travamento das paredes do túnel, foram instaladas estroncas com perfis metálicos, totalizando 87 toneladas, e 44 tirantes distribuídos em quatro níveis.

A concepção inicial do projeto de arquitetura da estação Fradique Coutinho foi desenvolvida pelo próprio Metrô, enquanto o projeto executivo foi elaborado pelo consórcio projetista Hidroconsult/Noronha/Lenc, comandado pela arquiteta Sonia Regina Gomes.

De acordo com a equipe de obras, que trabalhou em turnos das 6h00 às 22h00 nas duas etapas e, pouco antes da conclusão, por 24 horas ininterruptas, o maior desafio foi conciliar a execução da obra com a operação comercial da Linha 4, que não foi paralisada. As atividades em áreas com interfaces com a operação comercial, como o acabamento das plataformas, tiveram que ser executadas em horário restrito, nos dias de semana, quando os trens não estão operando, ou em horários disponibilizados pela implantação de PAESE, onde um trecho de via de trens fica interditado aos fins de semana e o trajeto é suprido por ônibus.

Estacao Fradique Coutinho - Blog do Parlare (3)

O horário de funcionamento da nova estação será igual ao de outras estações da linha: até a 1h no sábado e das 4h40 às 24h no domingo. Entre as próximas segunda-feira (17) e sexta-feira (11), o funcionamento ficará restrito das 10h às 15h para ajustes, segundo informou a concessionária Via Quatro. A partir do sábado (22), voltará definitivamente o horário normal.

Fonte: Portal PINIweb e G1

Caso tenha interesse em comprar, vender ou alugar imóveis na região de Pinheiros, fale com Parlare: (11) 9-9655-8145 | parlareimoveis@gmail.com


Visite e CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!

CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!


Visite também:

Parlare Imoveis - Banner

Anúncios

Fale com Edmar Junior:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s