Pesquisa aponta que metade das pessoas que compram ou alugam imóveis desconhecem processos

 Levantamento realizado pelo VivaReal identifica que 65% da população tem pouco ou nenhum conhecimento das etapas para o fechamento de um negócio

São Paulo, setembro de 2014 – Contrato, financiamento, visita a cartórios, emissão de novos documentos, vistoria do imóvel. Os processos para compra ou locação de um imóvel são desconhecidos pela maioria da população que busca uma nova residência. Segundo dados de levantamento realizado pelo portal imobiliário VivaReal, 65% das pessoas tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o passo a passo para finalizar a negociação de compra, enquanto 60% passam o mesmo com o aluguel.

A pesquisa foi feita com usuários que realizaram buscas nos imóveis cadastrados no portal ou visitaram o Guia de Bairros para obter mais informações sobre as regiões de interesse. Além da falta de conhecimento sobre os processos, o levantamento traça um perfil dos usuários com informações dos visitantes, tempo que esperam levar no fechamento do negócio, principais preocupações e dificuldades para escolher um novo imóvel e fechar a compra ou locação.

Segundo o vice-presidente de Marketing do VivaReal, Rodrigo Iannuzzi, o desconhecimento dos processos reflete uma demanda para que o mercado de imóveis concretize transações mais rapidamente. “O setor vive ainda um crescimento muito grande, o que possibilita uma série de avanços, mas ainda observamos certa insegurança do consumidor, principalmente pelo alto valor envolvido e por todas as questões emocionais ligadas a este tipo de negócio”, confirma Iannuzzi.

De acordo com a pesquisa, 61% das pessoas que buscam imóveis não são proprietárias de nenhuma outra moradia. E 69% do público que acessou o site no período está atrás da compra de um imóvel residencial.

Para escolher o imóvel ideal, o ponto mais importante para os participantes é a segurança do bairro, fator relevante para mais de 52% das pessoas, seguido do transporte público, proximidade de estabelecimentos comerciais e, apenas em quarto lugar, o preço para compra.

“Este comportamento revela que, ao contrário do que muitos pensam, o preço do imóvel não é o fator decisivo para o fechamento do negócio. Hoje em dia as pessoas se preocupam primeiro em escolher a região em que querem morar e após essa escolha, tentam encontrar um imóvel que se encaixe em seu orçamento. Observamos esse comportamento principalmente em cidades grandes, em que ter acesso fácil à transporte e serviços é fundamental.”, explica Iannuzzi.

O levantamento mostra, ainda, que as pessoas recorrem a diferentes figuras para obter informações durante a busca pelo imóvel. Quando o assunto é sobre questões de financiamento e contrato, especialistas e imobiliárias são procurados em 48% dos casos. Já para aspecto mais subjetivos, como qualidade de vida em determinada região, amigos e família são escolhidos por 37% dos consumidores.

O que mais preocupa quem busca imovel

Segundo Iannuzzi, esta é uma oportunidade para que o mercado se desenvolva e se especialize cada vez mais em prestar as melhores informações para os consumidores. “Vemos em alguns mercados corretores que são especialistas em determinada região ou tipo de imóvel, isso possibilita que o agente do mercado imobiliário seja referência também nestes temas e assuma cada vez mais o papel de consultor.  Munir o consumidor final com informação pode acelerar o processo e gerar mais confiança na decisão”, finaliza Iannuzzi.

Sobre o VivaReal

O VivaReal é um portal que conecta o consumidor ao imóvel dos seus sonhos por meio de mais de 2 milhões de anúncios de casas e apartamentos para compra e locação. O portal é líder absoluto em seu segmento de atuação* e recebe mais de sete milhões** de visitas todos os meses. O VivaReal está presente com escritórios locais em 14 cidades brasileiras.

(*) Fonte: Serasa Experian Hitwise

(**) Fonte: Google Analytics


Visite e CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!

CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!


Visite também:

Parlare Imoveis - Banner

Anúncios

Fale com Edmar Junior:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s