Fatia de jovens em busca de imóveis dispara

Jovem, solteiro, sem filhos e em busca do primeiro imóvel. Esse é o perfil do comprador de imóvel nas principais capitais brasileiras em 2014. A mudança do comportamento do mercado, que vem sendo verificada na construção há pelo menos cinco anos, tem feito com que as construtoras foquem empreendimentos que atendam à expectativa desse cliente mais “descolado”.

Aprenda a organizar sua casa

“O crescimento de jovens em busca do primeiro imóvel já é uma realidade em todas as principais capitais brasileiras. Há uma movimentação no mercado e as construtoras precisam se adequar à nova realidade”, diz Ricardo Serafim Brandão, professor de economia e doutor em mercado imobiliário pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O professor explica que, entre as mudanças conceituais na estrutura da construção, os apartamentos com metragem mais reduzida, com alguma tecnologia e com localização privilegiada encabeçam a necessidade dos jovens compradores. “Modelos já consagrado nos Estados Unidos e na Europa, como a lavanderia coletiva é uma das tendências para este público”, explicou ele.

Na mesma linha, um estudo da consultoria imobiliária Lopes – dado com exclusividade ao DCI – aponta que no último ano cerca de 54% dos compradores de imóveis econômicos na Região Metropolitana de São Paulo tinham entre 18 e 34 anos.

Outro destaque foi a queda do número de compradores casados. Segundo o estudo, em 2013 40% dos novos proprietários de imóveis eram casados, o que representa uma queda na de 13 pontos percentuais comparados aos números de 2012. “Tanto nos imóveis econômicos quanto nos de padrão médio houve um aumento no número de casais sem filhos. Em 2012, 54% dos entrevistados possuíam filho, esse número caiu para 50% em 2013”, diz o estudo da consultoria.

Casal Jovem - Blog do Parlare

Para Brandão, uma das apostas para este ano são os chamados apartamentos compactos. Com menos de 50 metros quadrados (m²) o empreendimento pode ser erguido em áreas de maior movimentação para o lazer, tem valores a baixo do mercado e podem abusar de estilo da planta. “Há uma grande busca de jovens por imóveis com este estilo. Nas regiões centrais de São Paulo e Rio de Janeiro já nota-se grandes obras com esse perfil”, disse.

Fonte: DCI

Visite e CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!

Visite e CURTA a FAN PAGE do Blog do Parlare no Facebook!!!

Anúncios

Uma resposta para “Fatia de jovens em busca de imóveis dispara

  1. Muito boa está matéria, uma nova fatia do mercado a ser explorada.

    Curtir

Fale com Edmar Junior:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s