DICAS DE COMO ESCOLHER IMÓVEL PARA INVESTIR

Antes de comprar um imóvel, é preciso pesquisar para não fazer um mau negócio.

“Se bem comprado, o imóvel vai se valorizar com o passar dos anos. Mas, se o consumidor comprar errado, poderá ter trabalho em vender”, diz Marcelo Prata, presidente do Canal do Crédito, site que compara de custos de financiamentos.

Consultores ouvidos pela Folha elaboraram dez dicas básicas para auxiliar os interessados em um imóvel para investir -seja comercial, seja residencial (veja quadro). Pesquisar a vocação da região antes de comprar é essencial.

No caso de imóveis comerciais, há, por exemplo, endereços conhecidos por determinado tipo de comércio -como de eletrônicos, equipamentos musicais e roupas.

Nessas situações, para ter procura de inquilinos, o padrão do imóvel precisa ser similar ao das demais lojas.

Como Escolher um Imovel para Investir - Blog do Parlare

“Para encontrar o imóvel ideal, não basta apenas olhar sites de corretoras. É preciso visitar vários pessoalmente”, afirma Prata.

Além disso, para investir em unidades corporativas, é preciso acompanhar a movimentação das empresas pela cidade, que se deslocam ao longo do tempo para buscar oportunidades, afirma Fátima Rodrigues, diretora da imobiliária Coelho da Fonseca.

“O investidor que estiver a par dessas mudanças poderá chegar na frente e encontrar imóveis que serão muito procurados”, diz Rodrigues.

Alguns diferenciais nos condomínios comerciais, como possuir uma praça interna, uma lanchonete ou um café, também chamam a atenção do futuro comprador ou inquilino, diz Mirella Parpinelle, diretora da Lopes.

RESIDENCIAIS

No caso de imóveis residenciais, também é preciso ver se há procura na região por aluguel ou compra -conforme o interesse do investidor- de unidades similares a que se pretende adquirir.

Perto de universidades, por exemplo, a demanda costuma ser maior por apartamentos compactos, de um ou dois dormitórios.

Outro aspecto a ser avaliado pelo investidor é a infraestrutura da região.

Proximidade a pontos de ônibus ou estações de metrô agrega valor ao imóvel. Hospitais, escolas e restaurantes são bem-vindos, principalmente no caso dos residenciais. Mas não tão perto.

“É bom ter a pelo menos uma quadra de distância, por causa do barulho e dos transtornos que causam ao trânsito”, diz Parpinelle.

Para residências, também é interessante que o condomínio ofereça algumas comodidades. Academia e espaço gourmet impulsionam o preço. “Isso também desempata o jogo tanto para alugar mais rápido quanto para vender mais rápido”, afirma.

CUIDADOS

Vale checar ainda se a área sofre com problemas estruturais, como enchentes, ou de segurança (assaltos, por exemplo), que contribuem para a depreciação do imóvel.

Para o investidor iniciante, ter a assessoria de um corretor ou imobiliária com conhecimento da região pode ajudar, nem que seja somente para pesquisa.

Mudanca do Perfil do Investidor de Imoveis - Blog do Parlare

Fonte: FSP

Anúncios

Fale com Edmar Junior:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s