BUSCA POR DOMICÍLIOS ÚNICOS CHAMA ATENÇÃO DO MERCADO IMOBILIÁRIO

A ideia de morar sozinho está sendo cada vez mais adotada pelas pessoas. Foi-se o tempo que viver só era sinônimo de solidão, aliás, hoje é comum pensar que há mais benefícios e vantagens em ter seu próprio canto, acompanhado de si mesmo.

Moradora Unica - Blog do Parlare

A evolução das grandes cidades, a conectividade, a economia e mudança de comportamento influenciam a decisão das pessoas em não dividir sua casa com outros. A mudança em números é significativa: segundo o IBGE, são cerca de 7 milhões de pessoas no Brasil morando sozinhas.

A progressão com que isso vem ocorrendo chama atenção: de 2000 a 2010, cresceu nada menos do que 68,3% o número de domicílios únicos, segundo o instituto. E alguns estados, como o RS, revelam dados que chamam a atenção: a cidade de Herval ocupa o topo do ranking nacional de cidades com mais pessoas morando sozinhas, enquanto Porto Alegre figura entre as capitais com maior proporção dos chamados domicílios únicos, caso de 21,6% das moradias.

Mercado imobiliário é diretamente impactado

E como toda mudança de comportamento em massa, há o surgimento de uma nova demanda. O mercado imobiliário, que é diretamente influenciado por este fenômeno, já vem se adaptando a este público. Surgem apartamentos customizáveis, onde o dono pode escolher diminuir a sala e aumentar o quarto, por exemplo, ou imóveis que têm como diferencial sua localização próxima dos centros noturnos ou de convivência social.

Na verdade, o Brasil só está acompanhando um fenômeno mundial. Olha só:

  • Entre 1996 e 2011, o número de pessoas que vive só no mundo todo foi de 153 milhões para 277 milhões, um aumento de 80%, segundo dados do instituto de pesquisas Euromonitor International.

Publicado originalmente em digitalimobi

Anúncios

Fale com Edmar Junior:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s